quarta-feira, 29 de maio de 2013

Brasil Um Exemplo de Crescimento Econômico em 2013

Investimento cresce 4,6%
A formação bruta de capital fixo (taxa de investimento na produção) registrou alta de 4,6% no primeiro trimestre contra o quarto trimestre do ano anterior, o maior crescimento desde o primeiro trimestre de 2010, quando a alta foi de 4,7%.
Em relação a igual período do ano anerior, o crescimento da formação bruta de capital fixo foi de 3%, após quatro quedas seguidas em 2012. A alta é justificada pela expansão da importação e produção interna de bens de capital, diz o IBGE.
Consumo das famílias e do governo
A despesa de consumo das famílias cresceu 0,1% sobre o quarto trimestre e 2,1% sobre o primeiro trimestre do ano passado – no último caso, é a 38ª variação positiva consecutiva e o menor percentual desde o quarto trimestre de 2011, quando também foi de 2,1%.
"Um dos fatores que contribuíram para o resultado foi o comportamento da massa salarial real, que teve elevação de 3,2% no primeiro trimestre de 2013. Além disso, houve um aumento, em termos nominais, do saldo de operações de crédito do sistema financeiro com recursos livres para as pessoas físicas de 9,5% no primeiro trimestre de 2013", cita o IBGE, em nota.
A despesa de consumo da administração pública, por sua vez, ficou estável sobre o quarto trimestre e cresceu 1,6% na comparação com o mesmo período de 2012.
Comércio exterior
Com relação ao setor externo, as importações cresceram 6,3% e as exportações caíram 6,4% sobre o último trimestre do ano passado.
Sobre o mesmo período de 2012, as importações – que contam negativamente para o PIB – cresceram 7,4%, mas as exportações diminuíram 5,7%.
Grafico G1 Informações IBGE