quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

As ilusões do bolivarismo Para o Haití


As ilusões da bolivarismo
São Paulo 27/12/2012
Desapontado com os surdos e cegos do Norte, os haitianos têm tentado salvar a saída através da cooperação Sul / Sul, incluindo o carro-chefe chega oportuna, com a iniciativa do presidente Chávez falou em 2001, a idéia de "Aliança Bolivariana para as Américas (ALBA). Lançado oficialmente em abril de 2005 sob um Tratado de Comércio dos Povos entre Cuba e Venezuela, a ALBA tem seguido uma aceleração relativamente. Bolívia, Nicarágua, Dominica e Honduras têm sido associados a esta iniciativa que visa promover uma alternativa à Alca (Área de Livre Comércio das Américas) iniciada por Washington. Em 17 de abril de 2009, São Vicente e Granadinas ingressou na ALBA. Durante o mesmo ano, o número de membros aumentou para 9 com Antígua e Barbuda e Equador. Mas Honduras retirou-se em 2010, esta organização regional. Uma vez que é um político, social, econômico para promover a cooperação entre os países socialistas da América Latina e do Caribe, o RH não é um país socialista escolheu, justamente , tem o estatuto de observador. Irã, Rússia e Uruguai também são países observadores, mas suas motivações permanecem aparentemente diferente.     
Para os contras, o Caribe Petro é uma aliança entre a Venezuela e os países do Caribe, permitindo-lhes para comprar petróleo venezuelano em condições preferenciais. Criado em 2005, o Petro Caribe inclui 18 países de origem. O Caribe RH se uniu à aliança em 2006, porque ela não tinha sido convidado, em 2005, porque a Venezuela não reconhece o governo colocou em prática no momento pelos EUA. Este é o caso de dizer que a história se repetiu uma segunda vez porque a primeira vez, Bolívar tinha esquecido de convidar o Haiti para o banquete do pan-americanismo. Em qualquer caso, o Caribe Petro é uma resposta estratégica para um problema fundamental para o qual o déficit comercial de RH está se ampliando a cada dia para a compra anual de petróleo (150 milhões de dólares) e de alimentos (cerca de 600 milhões), dois itens que são quase duas vezes as receitas de exportação de cerca de US $ 400 milhões, de acordo com o relatório anual de 2008 da BRH (Banque de la Republique d'Haiti). É interessante notar, por fim, para a reflexão pelo Conselho de Organizações Sociais da ALBA é aberto a não-membros deste último. O RH integrar a ela ou ela já tem integrado?
Com a possibilidade de obtenção de óleo e arroz vietnamita venezuelano a preços preferenciais abrigo de um programa de longo prazo reembolsável, o RH pode gerar fundos substanciais para financiar o seu orçamento e que aguarda início da sua máquina produtiva. Também é necessário que esses fundos são bem utilizados para produzir os resultados esperados. Se os fundos podem ser liberados a partir da aliança com a Venezuela e Vietnã são gastos com o objetivo de investimento e não de consumo, as condições de pré-take-off poderiam ser atendidas em um tempo recorde. Fundos de Petro Acordo Caribe e haitiano-vietnamita ou qualquer outro da mesma espécie, associada a empréstimos negociados em uma qualidade de estratégia financeira são esperados para cobrir os custos de grandes projetos como a construção da cidade Modern Port-au-Prince, a implementação de metrôs nas maiores cidades da República de projetos de desenvolvimento turístico nas ilhas adjacentes e da península de Baradères ou a estrada de ferro da costa Anse-à-Pitre. Ela então se torna possível criar empregos sustentáveis ​​em massa, aumentar a produção nacional de acelerada e gerar o excedente necessário para desenvolvimento sócio-econômico com base em um crescimento econômico de dois dígitos. Uma multidão de pequenos projetos não é um grande projeto.
ser lembrado, finalmente, que não é o facto de pertencer a um grande número de regional e sub-regional garante prosperidade a longo prazo, o que é importante, tendo em conta este objectivo, Essa foi a estratégia para tirar proveito da participação em vários movimentos de integração regional. Atualmente, o HR é um membro fundador da OEA (Organização dos Estados Americanos) e do IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura), membro fundador da ACS (Associação de Estados do Caribe), membro associado da CARICOM (Mercado Comum do Caribe) membro observador da ALBA e um membro associado do SICA (Sistema de Integração Centro-americano) a partir de 2013, mas não era nada para desacelerar o processo de colapso nacional. Para sair da pobreza em massa, o HR irá negociar difícil conseguir respostas adequadas para o problema estrutural do déficit comercial e lançar a sua máquina produtiva em um ritmo acelerado tendo em mente que os países sem óleo e cereais são em pior situação no caminho da dignidade e da riqueza. 


Infromações do Jornal Nouvelliste