segunda-feira, 28 de maio de 2012

Os Maiores Pensadores de todos os tempos


      Bernado Toro        




O que pensou
Elaborou os “Códigos da Modernidade”, que são sete competências mínimas para a participação produtiva e a inserção social do ser humano no século 21. Para desenvolvê-los, o ensino deve ser contextualizado, o que significa tratar de assuntos que fazem sentido na vida dos alunos.
Frase
“A escola tem a obrigação de formar jovens capazes de criar, em cooperação com os demais, uma ordem social na qual todos possam viver com dignidade”


Antonio Nóvoa 


Nascido em 1955 Onde nasceu
Portugal
O que pensou
Nóvoa sustenta que o desafio dos profissionais da área escolar é manterem-se atualizados sobre as novas metodologias de ensino e desenvolverem práticas pedagógicas eficientes. Para ele, nenhuma reforma educacional tem valor se a formação de docentes não for encarada como prioridade.
Frase
"O aprender se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente"

Fernado Hernadez





Espanha .
O que pensou
Para Hernández a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem.
Frase
“Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”
 

César Coll Salvador


Espanha.
O que pensou
Seus estudos sobre o ensino e a aprendizagem escolar têm como base uma concepção construtivista de orientação sociocultural. Para ele, os conteúdos escolares que possuem relação com a vida do aluno são mais facilmente aprendidos. Destaca que o importante é aquilo que o aluno, efetivamente, aprende, e não o conteúdo transmitido pelo professor.
Frase
“Para que a criança atinja os objetivos finais de cada unidade didática, temos antes de identificar os fatos, conceitos e princípios que serão propostos; os procedimentos a considerar e os valores, normas e atitudes indispensáveis”

Philippe Perrenoud


Bienne, Suíça
O que pensou
Criou as dez novas competências para ensinar. Entre elas: organizar e dirigir situações de aprendizagem; administrar a progressão das aprendizagens; envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho e trabalhar em equipe. Também trata dos temas: avaliação, pedagogia diferenciada e formação.
Frase
“Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar uma série de situações”


     Michel Foucault


Poitiers, França
O que pensou
Por meio de uma análise histórica inovadora, o filósofo viu na educação moderna atitudes de vigilância e adestramento do corpo e da mente. Para Foucault, a escola é uma das "instituições de sequestro", como o hospital, o quartel e a prisão. Espaços que moldam o pensamento e conduta do homem.
Frase
“As luzes que descobriram as liberdades inventaram também as disciplinas”.
“Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”.

   Lev Vygotsky


                        Orsha, antiga Bielo-Rússia
O que pensou
Para Vygotsky, a aprendizagem é um processo social e, por isso, deve ser mediada. Nessa concepção, o papel da escola é orientar o trabalho educativo para estágios de desenvolvimento ainda não alcançados pelo aluno, impulsionando novos conhecimentos e novas conquistas a partir do que já sabe, constituindo uma ação colaborativa entre o educador e o aluno.
Frase
“O saber que não vem da experiência não é realmente saber”;
“O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa”


  Jean Piaget


Quando viveu De 1896 a † 1980Onde nasceu Neuchâtel, Suíça
O que pensou
Desenvolveu a epistemologia genética – uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
Frase
“Pensar é agir sobre o objeto e transformá-lo”.
“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.


  Karl Marx


Quando viveu De 1818 a † 1883 Onde nasceu Trier, Alemanha
O que pensou
Marx criticou a escola de seu tempo, apontando-a como instrumento de dominação ideológica da burguesia. Para ele, uma educação integral deveria ser destinada a todas as crianças e jovens sem distinção de classe social, possibilitando-lhes conhecer tanto as ciências quanto as atividades produtivas.
Frase
“A união entre trabalho, instrução intelectual, exercício físico e treino politécnico elevará a classe operária”

 Martinho Lutero


Quando viveu De 1483 a † 1546 Onde nasceu Eisleben, Alemanha
O que pensou
Rompendo com o tradicional monopólio da Igreja Católica sobre a educação escolar, Lutero defendeu a institucionalização do Estado como o responsável pelo ensino. Para ele, as escolas deveriam ser cristãs e de frequência obrigatória. A educação seria para todos, independentemente do gênero e classe social, embora tivesse objetivos diferentes para os distintos grupos sociais.
Frase
“Quando a escola progride tudo progride”


  Henri Wallon


Quando viveu De 1879 a † 1962Onde nasceu Paris, França.
O que pensou
A escola, meio fundamental para o desenvolvimento pessoal, deve proporcionar uma formação integral (cognitiva, afetiva e social). Fundamentou suas idéias em elementos básicos que se comunicariam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação pessoal.
Frase
“A criança responde às impressões que as coisas lhe causam com gestos dirigidos a elas”;
“O indivíduo é social não como resultado de circunstâncias externas, mas em virtude de uma necessidade interna”

  Émile Durkheim


Quando viveu De 1858 a † 1917Onde nasceu Épinal, França
O que pensou
Para Durkheim, a educação é uma função coletiva, que visa ao bem social. Por isso, à sociedade caberia determinar quais as ideias e os sentimentos a imprimir na criança para que se tornasse um cidadão adaptado.
Frase
“A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto”;
“A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza”

Edgar Morin


Nascido em 1921 Onde nasceu Paris, França
O que pensou
Morin propõe o conceito de pensamento complexo em lugar da simplificação e da fragmentação do conhecimento. Para ele, os saberes foram submetidos a um processo reducionista que acarretou a perda das noções de multiplicidade e diversidade. A sala de aula seria o lugar ideal para começar essa reforma.
Frase
“A escola, em sua singularidade, contém em si a presença da sociedade como um todo”;
“A ciência nunca teria sido ciência se não tivesse sido transdisciplinar”

  Emília Ferreiro


Nascida em 1937 Onde nasceu Argentina
O que pensou
Dedicou-se ao estudo da alfabetização, deslocando o foco educativo dos processos de ensino para os de aprendizagem, dos métodos preconcebidos para a construção do saber na prática pedagógica. Discípula de Piaget na investigação dos processos de aquisição e elaboração de conhecimento pela criança, seu nome está ligado ao construtivismo.
Frase
“Quem tem muito pouco, ou quase nada, merece que a escola lhe abra horizontes”;
“É preciso sermos enfáticos: a escrita é importante na escola pelo fato de que é importante fora da escola, não o contrário”;

  Anísio Teixeira


Quando viveu
De 1900 a † 1971 Onde nasceu Caetité, BA, Brasil
O que pensou
Anísio Teixeira pensava a educação escolar como um direito que deveria ser estendido a toda a população, o que demandaria escolas gratuitas de todos os níveis de ensino. Além disso, acreditava que a educação seria o meio para acabar com as diferenças sociais existentes na sociedade brasileira.
Frase
“A educação e a sociedade são dois processos fundamentais da vida, que mutuamente se influenciam.”

 Célestin Freinet


Quando viveu
De 1896 a † 1966 Onde nasceu Gars, França
O que pensou
Freinet foi adepto das pedagogias ativas e colocava o trabalho como elemento central na organização das aprendizagens escolares. Sua pedagogia baseava-se na cooperação entre os alunos e os educadores, e os tempos e espaços escolares deveriam ser estabelecidos em função do interesse dos alunos.
Frase
“A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola”;
“Se não encontrarmos respostas adequadas a todas as questões sobre educação, continuaremos a forjar almas de escravos em nossos filhos”


Maria Montessori


Quando viveu
De 1870 a † 1952 Onde nasceu Chiaravalle, Itália
O que pensou
Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Adotou o princípio da autoeducação, que consiste na interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem teria como base o espaço escolar e o material didático.
Frase
"A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir"

 Paulo Freire


Quando viveu
De 1921 a † 1997 Onde nasceu Recife (PE), Brasil
O que pensou
Desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. Freire entedia que a educação deveria se dar num processo dialógico que possibilitasse o desenvolvimento da consciência crítica para a formação da personalidade democrática.
Frase
“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação reflexão.”
”O educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educado”.


Antonio Gramsci


Quando viveu
De 1892 a † 1937 Onde nasceu Ales, Sardenha, Itália
O que pensou
Gramsci criticou a escola dita tradicional que separava o ensino para formar especialistas e dirigentes do que seria destinado à formação de operários (ensino profissional). Defende uma escola única, crítica e criativa, que desenvolvesse tanto competências predominantemente intelectuais quanto manuais (técnicas), possibilitando a autonomia dos sujeitos.
Frase
“A tendência democrática de escola não pode consistir apenas em que um operário manual se torne qualificado, mas em que cada cidadão possa se tornar governante”
“Todos os homens são intelectuais, mas nem todos os homens desempenham na sociedade a função de intelectuais”

 Hannah Arendt


Quando viveu
De 1906 a † 1975Onde nasceu Hannover, Alemanha
O que pensou
Para Arendt, educar é acolher as crianças em um mundo que existe antes de seu nascimento, mas que será renovado pelas novas gerações. Além disso, a educação deve contribuir para que as crianças desenvolvam sua singularidade.
Frase
“O conservadorismo, no sentido da conservação, faz parte da essência da atividade educacional, cuja tarefa é sempre abrigar e proteger alguma coisa”;
“A escola não é de modo algum o mundo, nem deve ser tomada como tal; é antes a instituição que se interpõe entre o mundo e o domínio privado do lar”

  Friedrich Froebel


Quando viveu
De 1782 a † 1852 Onde nasceu Oberweissbach, Alemanha
O que pensou
Criador dos jardins da infância, Froebel considerava o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação humana e que, portanto, mereceria cuidados. Para ele, a percepção era o ponto de partida da educação da primeira infância, que deveria ser preferencialmente de responsabilidade das mulheres.
Frase
“Por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do todo”


 Tomás de Aquino


Quando viveu
De 1224 a † 1225 a 1274 Onde nasceu Perto da cidade de Aquino, Sicília, Itália
O que pensou
Numa época em que a Igreja Católica ainda buscava em Santo Agostinho e seus seguidores grande parte da sustentação doutrinária, Aquino formulou um sistema filosófico que conciliava a fé cristã com o pensamento de Aristóteles, algo que parecia impossível, até herético, para boa parte dos teólogos da época. Aquino elaborou a síntese entre a fé e a razão. Defendeu que um ensino enfadonho seria um obstáculo para a aprendizagem.
Frase
“A sabedoria é a maior perfeição da razão e sua principal função é perceber a ordem nas coisas”;
“O mestre provoca conhecimento ao fazer operar a razão natural do discípulo”

Santo Agostinho


Quando viveu
De 354 a † 430 Onde nasceu Tagaste, atual Argélia
O que pensou
Reinterpretou a tradição antiga, grega, romana e helenística, sob a ótica do cristianismo. Considerava o saber como o caminho para a compreensão da palavra sagrada. Por isso, os estudos teriam como finalidade o acesso à Verdade expressa no texto bíblico.
Frase
“Não se deve esperar da criança inteligência nem aspirar a ela. O mais importante é a consciência, a disciplina”;
“Não se aprende pelas palavras, que repercutem exteriormente, mas pela verdade, que ensina interiormente

.

Jean-Jacques Rousseau


Quando viveu
De 1712 a † 1778 Onde nasceu Genebra, Suíça
O que pensou
Para Rousseau, as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar.
Frase
“A instrução das crianças é um ofício em que é necessário saber perder tempo, a fim de ganhá-lo”;
“Que a criança corra, se divirta, caia cem vezes por dia, tanto melhor, aprenderá mais cedo a se levantar”
“Que se destine o jovem para a espada, para a Igreja, para advocacia, pouco importa. Antes da vocação dos pais, a natureza o chama para a vida. Viver é o ofício que eu lhe quero ensinar”.


Erasmo de Roterdã


Quando viveu
De 1469 a † 1536 Onde nasceu Roterdã, Holanda
O que pensou
Erasmo, escritor humanista, criticou a educação do seu tempo, que considerava excessivamente severa. Escreveu tratados de civilidade, defendendo uma educação da criança voltada para a disciplina do corpo, dos comportamentos, e valorizando o jogo e a brincadeira no decorrer do processo de aprendizagem.
Frase
“Ninguém pode escolher os próprios pais ou a pátria, mas cada um pode moldar sua personalidade pela educação”;
“Toda educação saudável é uma educação sem controle religioso”

John Locke


Quando viveu
De 1632 a † 1704 Onde nasceu Wrington, Inglaterra
O que pensou
Para John Locke, o indivíduo era uma “tabula rasa”, podendo e devendo ser condicionado e modelado pela educação. A formação do indivíduo deveria abarcar a educação do corpo, a educação moral e a educação intelectual de forma integrada.
Frase
"Os homens são bons ou maus, úteis ou inúteis, graças a sua educação";
"Um espírito são em um corpo são é uma descrição breve, porém completa, de um estado feliz neste
mundo".

  B. F. Skinner


Quando viveu
De 1904 a † 1990 Onde nasceu Susquehanna, Pensilvânia, EUA
O que pensou
A educação deve ser um processo planejado, pois é um dos meios de controle do comportamento humano, destinado a estabelecer comportamentos úteis e desejáveis aos indivíduos e a seu grupo.
Frase
“A educação é o estabelecimento de comportamentos que serão vantajosos para o indivíduo e para outros em algum tempo futuro”;
“Quando houver domínio sobre a ciência do comportamento, ela será a única alternativa para a sociedade planejada”


  Mikhail Bakhtin


Quando viveu
De 1895 a † 1975 Onde nasceu Orel, Rússia
O que pensou
Entendeu a linguagem como produto da interação social e da interação dos interlocutores. Para ele, a língua não pode ser considerada uma estrutura abstrata, sem realização concreta, tampouco mero reflexo da realidade material. Os conteúdos da consciência são tanto materiais como sociais.
Frase
"A língua materna, seu vocabulário e sua estrutura gramatical, não conhecemos por meio de dicionários ou manuais de gramática, mas graças aos enunciados concretos que ouvimos e reproduzimos na comunicação efetiva com as pessoas que nos rodeiam"

    Comênio


Quando viveu
De 1592 a † 1670 Onde nasceu Nivnice, Moravia (Atualmente República Tcheca)
O que pensou
Acreditava que pela educação o homem se prepararia para a vida eterna. Afirmava que pela imitação da natureza seria possível criar um método eficiente para ensinar “tudo a todos”. Foi um dos precursores do método simultâneo (um professor para vários alunos), do calendário escolar e do livro didático.
Frase
“Deve-se começar a formação muito cedo, pois não se deve passar a vida a aprender, mas a fazer”;
“Age idiotamente aquele que pretende ensinar aos alunos não quanto eles podem aprender, mas quanto ele próprio deseja”