quinta-feira, 29 de março de 2012

Coca-Cola


É fundada a cidade de Salvador, primeira capital do Brasil - The History Channel Brasil

É FUNDADA A CIDADE DE SALVADOR, PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL

29 de março de 1549
No dia 29 de março de 1549, Tomé de Souza, então governador-geral do Brasil, funda a cidade de Salvador, chamada na época de "São Salvador da Bahia de Todos os Santos", como sede do governo português na colônia. A cidade teve início na Vila Velha, na parte baixa, mas logo passou às elevações que hoje formam o bairro da Vitória. Salvador tornou-se uma cidade dividida em dois planos: a cidade baixa e a cidade alta, como Atenas, na Grécia, e Gênova, na Itália. A cidade foi sede da administração colonial do Brasil até 1763, quando a capital foi transferida para o Rio de Janeiro.
 
Atualmente, com mais de 3,5 milhões de habitantes em sua região metropolitana, Salvador é a cidade mais populosa da região nordeste do Brasil. Seus habitantes são chamados de soteropolitanos, nome criado criado a partir da tradução do nome da cidade para o grego: Soterópolis (cidade do Salvador). Polo turístico, a cidade é conhecida também pelas suas festas populares como o Carnaval.




CRIADA A BEBIDA COCA-COLA

29 de março de 1886
A Coca-Cola é um tipo de refresco carbonatado produzido pela companhia The Coca-Cola Company e vendido em lanchonetes, restaurantes e máquinas em mais de 201 países. Em princípio, quando foi inventada pelo farmacêutico John Pemberton, em 29 de março de 1886, era um remédio patenteado, apesar de ter sido adquirido posteriormente pelo empresário Asa Griggs Candler, cujas táticas de marketing fizeram com que a bebida dominasse o setor dos refrescos por todo o século XX. A Coca-Cola foi criada por Pemberton na farmácia Jacobs, na cidade de Atlanta, Geórgia, quando com uma mistura de folhas de coca e sementes de cola quis criar um remédio que começou sendo vendido como um analgésico para dor de cabeça e para aliviar náuseas. Depois foi vendida em sua farmácia como um remédio que aliviava a sede, a 5 centavos o copo. Quando a bebida ficou famosa em 1886, seu criador recebeu uma oferta para vendê-la em todo os Estados Unidos. Ele aceitou (vendeu a fórmula de seu produto por escassos 2300 dólares) e foram abertas várias engarrafadoras nos Estados Unidos. Mais tarde, dois advogados compraram a empresa e fizeram com que a Coca-Cola chegasse a todo o mundo. Desde então a empresa se converteu em The Coca-Cola Company.

NASCE O COMPOSITOR BRAGUINHA, TAMBÉM CONHECIDO COMO JOÃO DE BARRO

29 de março de 1907
Muito conhecido por suas famosas marchas de carnaval, Carlos Alberto Ferreira Braga nasceu no dia 29 de março de 1907, no Rio de Janeiro. Chamado de Braguinha ou João de Barro, ele também foi dublador, roteirista e trabalhou na direção artística da Columbia e da Continental. Braguinha optou pelo apelido de João de Barro, pois sua família não queria ter o nome associado à música popular, já que havia muito preconceito na época.
A paixão pela música falou mais alto e João de Barro resolveu abandonar seus estudos de arquitetura para fazer parte da chamada "Era de Ouro" do carnaval brasileiro (1930/1942). Em 1937 compôs “Carinhoso” (junto com Pixinguinha),  um de seus maiores sucessos internacionais. Nesta época, também compôs outras músicas marcantes como “Pastorinhas” (com Noel Rosa), “Touradas em Madri” e “Yes, nós temos bananas” (com Alberto Ribeiro). Com uma intensa produção ao longo da carreira, sua musicografia completa passa dos 420 títulos.
Em 1934, trabalhou como roteirista e assistente de direção em filmes da Cinédia. Escreveu argumentos e composições para a trilha sonora de filmes como “Alô, Alô, Brasil” e “Estudantes”, filmes que contaram com a estrela de Carmem Miranda. Em 1938, foi um dos responsáveis pela dublagem brasileira de Branca de Neve e os sete anões, de Walt Disney, o primeiro desenho animado em longa metragem da história do cinema. Um de seus maiores sucessos internacionais seria composto em 1944: “Copacabana”, gravada por Dick Farney, com orquestração de Radamés Gnattali, em 1946. O compositor morreu aos 99 anos, em 24 de dezembro de 2006, por conta de falência múltipla dos órgãos, provocada por infecção generalizada.