terça-feira, 20 de março de 2012

ISAAC NEWTON 20 de março de 1727


MORRE ISAAC NEWTON

20 de março de 1727
Isaac Newton foi um cientista, físico, filósofo, alquimista e matemático inglês, autor dos Philosophiae naturalis principia mathematica, mais conhecidos como os Principia, onde descreveu a lei de gravitação universal e estabeleceu as bases da Mecânica Clássica mediante as leis que têm seu nome. Entre seus outros descobrimentos científicos, destacam-se os trabalhos sobre a natureza da luz e a óptica (que foram apresentados principalmente no Opticks) e o desenvolvimento do cálculo matemático. Este inventor faleceu em 20 de março de 1727. Newton foi o primeiro em demonstrar que as leis naturais que governam o movimento na Terra e as que governam o movimento dos corpos celestes são as mesmas. Foi e continua sendo freqüentemente qualificado como o maior cientista de todos os tempos, e sua obra como o auge da Revolução científica.

MORRE GRACILIANO RAMOS, ESCRITOR BRASILEIRO

20 de março de 1953
No dia 20 de março de 1953 morria, no Rio de Janeiro, vítima de câncer de pulmão, o escritor e jornalista Graciliano Ramos. Nascido em 27 de outubro de 1892 na cidade de Quebrângulo, no sertão de Alagoas, ele se mudou para Palmeira dos Índios, em 1910, onde assumiu como prefeito da cidade em 1928. Renunciou ao cargo dois anos depois e mudou-se para Maceió. Dos relatórios que escreveu quando prefeito, lançou o livro “Caetés”. Um pouco depois, escreveu “São Bernardo” (1934), adaptado ao cinema por Leon Hirszman.
 
Em 1936, lançou “Angústia”. Neste mesmo ano, foi preso pelo governo de Getúlio Vargas, sob suspeita de participação na Intentona Comunista. Graciliano foi demitido do emprego na Imprensa Oficial e preso no Rio de Janeiro. Os sofrimentos na prisão estão em seu livro “Memórias do Cárcere”, de 1953, ano de sua morte. Graciliano foi solto em 1937 e transferiu-se para o Rio, onde continuou a escrever outros romances, contos e livros infantis. Um ano depois lançou Vidas Secas, sua obra mais famosa, sobre os retirantes nordestinos. O livro também foi adaptado para o cinema pelo diretor Nelson Pereira dos Santos, em 1963.


CONSIDERADO EXTINTO, VULCÃO KAMCHATKA ENTRA EM ERUPÇÃO

20 de março de 1956
No dia 20 de março de 1956, o Monte Bezymianny, um vulcão considerado extinto, desencadeou sua erupção mais destrutiva na Península de Kamchatka, na Rússia. Para alguns, essa é considerada a maior erupção vulcânica do século XX. Felizmente, o povoamento mais próximo estava a 50 quilômetros e por isso não ocorreram mortes.




NASCE TANDE, JOGADOR DE VÔLEI E CAMPEÃO OLÍMPICO

20 de março de 1970
No dia 20 de março de 1970 nascia em Resende, no Rio de Janeiro, Alexandre Ramos Samuel, mais conhecido como Tande, ex-jogador de vôlei, destaque na seleção brasileira e também no vôlei mundial. Atualmente, Tande trabalha como apresentador de televisão.
O grande destaque da sua carreira é a medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Ele também disputou as olimpíadas de Atlanta (1996) e Sydney (2000). Além da seleção, Tande defendeu clubes como Botafogo (RJ), AABB (DF), Banespa (SP), Mediolanum (Itália), Flamengo (RJ) e Olympikus (SP). Também passou pelo vôlei de praia.
Depois de se aposentar como atleta, em 2006, passou a trabalhar como apresentador e comentarista de TV. Ele é casado com a atriz Lizandra Souto e tem dois filhos.