sexta-feira, 16 de março de 2012

História Viva


MONGÓIS INICIAM A CONQUISTA DA ÍNDIA

16 de março de 1310
No final do século V começou a invasão dos hunos brancos (povo originalmente mongol ou turco), que no ano 550 dominaram todo o norte e centro da Índia. No ano 1000 o sultão Mahmud, rei de Jurasán (atual Afeganistão), penetrou o território indiano, gerando um império muçulmano. Mas em 16 de março de 1310 entraram os mongóis ao norte da Índia e iniciaram sua conquista. A Índia, oficialmente a República da Índia, é um país do sul da Ásia que compreende a maior parte do subcontinente indiano. É o segundo país mais povoado do mundo (depois da China) e é a democracia mais povoada do mundo, com 1.100 bilhões de habitantes (estimado em 2004) e mais de cem línguas diferentes.

ESCOBERTAS AS ILHAS FILIPINAS

16 de março de 1521
A República das Filipinas é uma nação insular formada por um arquipélago de 7.107 ilhas localizadas ao sudeste da Ásia. A distância menor até a costa ocidental do Oceano Pacífico é de cerca de 1.210 km. Foram descobertas pelo explorador português Magalhães em 16 de março de 1521. As ilhas foram chamadas "Filipinas" em homenagem a Felipe II, da Espanha, e é considerada como a única nação hispânica da Ásia após quase quatro séculos de colonização espanhola. Em outras antigas possessões espanholas do Pacífico, como Guam ou as Ilhas Marianas do Norte, este país ainda conserva em pequenos grupos a cultura hispânica. Da mesma forma, é uma das únicas nações do sudeste asiático onde a religião predominante é o catolicismo.
16 de março de 1781
A insurreição dos comuneros ou Revolução dos Comuneros foi uma rebelião armada gerada no Vice-reinado da Nova Granada, em 16 de março de 1781. O conflito surgiu contra o monopólio da aguardente e pela luta contra os impostos. Isto provocou motins em todo o território. Em seus princípios, os protagonistas visíveis foram os pobres, tanto mulheres quanto homens. Uniram-se a eles também os indígenas, pois também aspirava-se a reabilitar a raça indígena e pedia-se a liberdade dos escravos nas minas de Malpaso, perto de Mariquita (Tolima). Apesar de suas reivindicações conjunturais e de sua declaração a favor da autoridade real, o movimento comunero foi visto por vários autores como uma antecipação da Independência por ter sido uma expressão de fúria popular contra os funcionários espanhóis e um desejo por ter governos com participação crioula.


REALIZADO O MAIS ANTIGO TORNEIO DE FUTEBOL DO MUNDO

16 de março de 1872
No dia 16 de março de 1872 aconteceu a primeira final da Associação de Futebol inglesa, com o jogo entre Wanderers FC e Royal Engineers AFC. Esta competição foi organizada pela Associação de Futebol da Inglaterra, que até então só tinha organizado jogos amistosos entre os clubes. Apenas doze clubes participaram da abertura do torneio. Na decisão, o FC Wanderers venceu o Real Engenheiros AFC por 1 a 0. No torneio do ano seguinte, o FC Wanderers defendeu o título contra a equipe da Universidade de Oxford, vencendo novamente a competição.

NASCE FABIANA MURER, ATLETA BRASILEIRA DO SALTO COM VARA

16 de março de 1981
No dia 16 de março de 1981 nascia, em Campinas (SP), Fabiana de Almeida Murer, atleta brasileira, campeã mundial, recordista brasileira e sul-americana do salto com vara (sua melhor marca é de 4,85 m).
Em 2010, Fabiana foi a segunda melhor atleta do mundo na modalidade, tanto em pistas outdoor (ao ar livre) como indoor (cobertas). Atualmente, é a quarta melhor atleta de todos os tempos no salto com vara feminino, atrás apenas de Yelena Isinbayeva, Jennifer Stuczynski e Svetlana Feofanova.
No Campeonato Mundial de Atletismo de 2011, Fabiana Murer tornou-se campeã ao bater a recordista mundial e bicampeã olímpica Yelena Isinbayeva e a campeã mundial Anna Rogowska com a marca de 4,85m.
Collor congela cadernetas de poupança com mais de 50 mil cruzeiros - The History Channel Brasil

COLLOR CONGELA CADERNETAS DE POUPANÇA COM MAIS DE 50 MIL CRUZEIROS

16 de março de 1990
Um dia após assumir a presidência da república do Brasil, Fernando Collor de Mello anunciou no dia 16 de março de 1990 o Plano Brasil Novo, que ficou mais conhecido como Plano Collor. O pacote econômico tinha como objetivo principal o controle da inflação. Uma das determinações deste plano teve grande impacto na população: o “confisco” por 18 meses de todas as cadernetas de poupança com mais de Ncz$ 50mil (Cruzado novo). No período em que o dinheiro ficasse parado, haveria uma rentabilidade equivalente a taxa de inflação mais 6% ao ano.
Além dessa medida, o Plano Collor também determinou a substituição do Cruzado Novo pelo Cruzeiro à razão de NCz$ 1,00 = Cr$ 1,00. Também foram congelados preços e salários, houve aumento de preços dos serviços públicos (gás, energia elétrica, serviços postais) e a liberação do câmbio e várias medidas para promover uma gradual abertura na economia brasileira. A ideia era controlar o fluxo de dinheiro e assim conseguir estabilizar a inflação no Brasil, mas o plano acabou fracassando pois o governo abriu várias brechas que contribuíram para o aumento da circulação do dinheiro, além da incapacidade de reduzir os gastos públicos.