segunda-feira, 12 de março de 2012

A Historia do Presente


É PROCLAMADA A REPÚBLICA FRANCESA

12 de março de 1848
A Revolução Francesa foi um processo social e político que aconteceu na França entre 1789 e 1799, que acabou com o regime da monarquia absoluta e resultou na proclamação da República Francesa em 12 de março de 1848. Enquanto a organização política da França variou entre república, império e monarquia por 75 anos após a derrubada da Primeira República por Napoleão Bonaparte, a verdade é que a revolução marcou o fim definitivo do absolutismo e deu à luz um novo regime onde a burguesia, e, por vezes, as massas, se tornaram a força política dominante no país.
Nasce Joaquim Cruz, campeão olímpico nas Olimpíadas de 1984 - The History Channel Brasil

NASCE JOAQUIM CRUZ, CAMPEÃO OLÍMPICO NAS OLIMPÍADAS DE 1984

12 de março de 1963
No dia 12 de março de 1963 nascia, em Taguatinga (DF), Joaquim Cruz, campeão olímpico da prova dos 800 metros no Jogos de Los Angeles (1984), medalha de prata na mesma prova nos Jogos de Seul (1988) e duas vezes campeão Pan-americano, em Indianápolis (1987) e Mar del Plata (1995).
Por conta de um problema no tendão de Aquiles, Joaquim Cruz ficou de fora dos Jogos de Barcelona (1992) e só conseguiu se recuperar com a medalha de ouro na prova dos 1500 metros do Pan-americano de 1995. Em Atlanta (1996), sua última olimpíada, ele foi o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura. Joaquim Cruz encerrou sua carreira em 1997, no Troféu Brasil de Atletismo, no Rio de Janeiro. Atualmente é treinador nos Estados Unidos, onde vive com sua esposa e dois filhos.

SUHARTO É NOMEADO PRESIDENTE DA INDONÉSIA

12 de março de 1966
Depois da queda de Sukarno, Suharto foi nomeado presidente da Indonésia no dia 12 de março de 1966. Ele governou o país durante três décadas, proporcionando estabilidade política e o crescimento econômico. Seu governo, contudo, acabou com a sua renúncia depois de um severo declínio na economia e corrupção interna. Ele morreu dez anos depois, deixando incerteza ao futuro político do seu país.
Sexta-feira negra na Índia 

SEXTA-FEIRA NEGRA NA ÍNDIA

12 de março de 1993
No dia 12 de março de 1993, aproximadamente às 12h30min, uma bomba explodiu dentro de um veículo no porão da Bolsa de Mumbai, na Índia. Durante duas horas, 12 bombas foram detonadas em edifícios e espaços públicos ao redor da cidade de Mumbai, resultando na morte de 257 pessoas e uma centena de feridos. Entre os edifícios atacados, estava o Sahar International Airport, um escritório regional de passaportes, três hotéis de grande porte e um grande centro comercial. Os locais foram escolhidos com o objetivo de causar o maior numero possível de vítimas. Por conta disso, a chamada "sexta-feira negra" entrou para a história da Índia como um dos dias mais trágicos do país.
 

MORRE O CARTUNISTA GLAUCO VILLAS BOAS

12 de março de 2010
No dia 12 de março de 2010 morria, em Osasco, o cartunista Glauco Villas Boas. Ele foi assassinado durante a madrugada por motivos que ainda geram controvérsias. De acordo com a polícia, o estudante universitário Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, armado com uma pistola automática e uma faca, teria cometido o crime por razões religiosas. Além de Glauco, seu filho, Raoni também foi morto. O universitário confessou os crimes após ser detido tentando fugir para o Paraguai.
Nascido em Jandaia do Sul, no Paraná, no dia 10 de março de 1957, Glauco era conhecido pelo humor ácido, piadas rápidas e traços limpos. Entre suas criações estão Geraldão, Casal Neuras, Doy Jorge, Dona Marta e Zé do Apocalipse. Glauco também era músico e trabalhou como redator de programas televisivos como TV Pirata e o programa infantil TV Colosso.