domingo, 25 de setembro de 2011

Humilhação de Guerras.


Humilhações de guerra

.
.
Em poucos instantes entramos numa calorosa reflexão sobre  o respeito ao ser humano. Isso aconteceu num corriqueiro encontro de amigos. Ficou claro que, apesar do esforço de algumas entidades de criar normas de tratamento de civis e prisioneiros, o ser humano, no seu  intrínseco desejo faccioso, faria de tudo para quebra as regras. Aconteceu e acontecerá sempre.
A guerra pode coroar uma nação, torná-la uma potencia bélica respeitável. A guerra pode deixar feliz o mundo, como aconteceu . Mas nenhum prêmio obtido com a força e com o uso abusivo do poder pode curar uma alma; pode trazer paz para o homem quando ele estiver sozinho diante do turbilhão de dúvidas que os massacres deixam, que as conseqüências da guerra geram. Nenhuma vitória na guerra pode tornar o homem realizado como ser.
Na guerra a máscara cai. Ficam expostas todas as maldades, toda a insanidade. O homem, que subjugou todas as espécies, tenta agora subjugar o seu próximo, o seu igual.
Os países que já ganharam guerras vêem seus filhos, antes  defensores de uma causa, atirarem contra civis em faculdades, em supermercados, em cinemas. Foram vitoriosos, mas não realizados.
No mundo dos humanos, a guerra pode até ser essencial para o domínio e para a manutenção da paz – que ambigüidade.  Mas é devastador o seu efeito no coração da humanidade. Antigamente era possível alegrar-se com o escândalo das lutas sangrentas e intermináveis, hoje, a humanidade não consegue mais suportar a humilhação, a dor e o sofrimento.
Abaixo uma seleção de imagens que mostra o outro lado. O da humilhação humana. Uma ferida que provavelmente jamais será curada. Nenhuma arma de guerra deixa uma cicatriz tão profunda. Quando perguntarem por que um ex-combatente saiu atirando contra a população, saiba que ele viu ou participou de cenas piores que estas.
.
























As imagens mais vistas no Mundo

As imagens mais vistas do mundo


.
.
serieérie com as imagens mais vistas da história. Imagens espetaculares que marcaram os acontecimentos geradores de tensão e transformação históricas. Todas as imagens são equivalentes no poder de marcar o registro em sua época, por isso, não as cataloguei por valor.
Muitos fatos permanecem inesquecíveis na memória de que os viveu e muitos suscitam divagações de como teria sido estes momentos tão únicos e transformadores . Quem viveu entre os anos de 1970 a 1990, por exemplo, presenciou uma das épocas mais transformadoras registradas da história. Infelizmente nem tudo foi registrado e antes destas décadas o acesso às imagens tornam-se mais difíceis, portanto, de maior valor agregado.
No Imagens e Letras você vai encontrar  muitos destes e de outros acontecimentos históricos sendo comentados. Também curiosidades de fatos que  ainda não são  conhecidos do público.
.
(Sharbat Gula) “Garota afegã”
Steve McCurry,National Geographic 1984
“Criança sudanesa vigiada pelo urubu”
Kevin Carter – 1994-
Miliciano legalista no Momento de Morte”
Cerro Muriano, setembro/1936 Robert Capa
” Assassinato de um Vietcong pelo chefe
da policia de Saigon ” Eddie Adams, 1968
“Hindenburg” Murray Becker, 1937
“ Times Square, 1945″, “O beijo”
Alfred Eisenstaedt, 1945
Migrant Mother”
Dorothea Lange, 1936
“Monstro do lago ness”
Ian Wetherell, 1934
“Le Violon d’Ingres”
Man Ray, 1924
Gandi e a roda girando”
Margaret Bourke-White, 1946
Napalm Girl” – Huynh Cong Út -
Junho/1972
“O protesto do monge” – Malcolm Browne, 1963
“Dalí Atomicus” Philippe Halsman, 1948
Iwo Jima – Joe Rosenthal – February/1945
Estudante desafia tanques
Tiananmen Square/1989 – Stuart Franklin
“Omaha Beach, Normandy, France”
Robert Capa, 1944
“Einstein com a lingua de fora”
Arthur Sasse, 1951
“Che Guevara” Alberto Korda -
Março/1960
“The Reichstag” Yevgeny Khaldei , 1945
Beatles em Londres
A Viagem do Titanic
A Explosão da Challenger
Marilin Monroe
A Última foto da Princesa Diana
Olimpiadas de Munique
Massacre dos Judeus
John Lenon e Yoko Ono
A queda do muro de Berlim
“Indicação do leitor Ricardo”
Guerra Cívil
Pablo Picasso
A Morte de John Kennedy
Atentado ao Word Trade Center